Quem pode Praticar pilates?

Praticar Pilates é uma atividade segura e conduzida segundo a capacidade física do praticante, pode ser realizado por indivíduos de qualquer idade, sejam eles sedentários ou atletas.

Porém, por exigir concentração por parte do praticante durante a execução dos exercícios, não recomendamos a prática para menores de 12 anos, pela facilidade de perda de concentração.

Na juventude Pilates é indicado como um ótimo trabalho preventivo de alterações posturais, estabilizando as curvaturas fisiológicas da coluna e ajudando a atravessar a fase de crescimento rápido, que muitas vezes gera dores nas articulações e nas costas, devido ao crescimento acelerado dos ossos.

A prática também é recomendada para a terceira idade por trazer benefícios para as articulações e trabalhar equilíbrio, coordenação motora e fortalecimento da musculatura. 

Esses benefícios auxiliam na prevenção de osteoporose e e eventuais quedas por desequilíbrio, além de afastar o estresse e melhorar a autoestima.

Pilates também pode ser praticado por gestantes, do início ao fim da gestação, desde que com liberação do médico obstetra, em gestações tranquilas, sem intercorrências.